INICIA A NEGOCIAÇÃO COLETIVA 2019 ENTRE OS SINDICATOS DE TRABALHADORES E PATRONAL


  • 27 de mar
INICIA A NEGOCIAÇÃO COLETIVA 2019 ENTRE OS SINDICATOS DE TRABALHADORES E PATRONAL
Após dois encontros para ajustes preliminares, ocorreu a primeira reunião para tratar das reivindicações dos técnicos e administrativos e professores do ensino privado gaúcho.
 
Na última terça-feira, 19 de março, as direções dos Sindicatos de trabalhadores estiveram reunidas com o Sinepe/RS, em duas câmaras distintas de negociação, uma para a educação básica e outra para superior. Tanto professores, quanto técnicos fizeram uma exposição detalhada da pauta de reivindicações elaborada a partir das assembleias de trabalhadores.
Algumas definições importantes já estão acertadas.  Os Sindicatos negociaram a manutenção da vigência das Convenções Coletivas de Trabalho de 2018 enquanto durar o processo de negociação, garantindo todos os direitos que estavam em vigor desde o ano passado. Isso traz mais tranquilidade para os trabalhadores e para as instituições de ensino. Com a manutenção das CCTs 2018, também fica resolvida a polêmica instaurada pela edição da Medida Provisória 873/2019, referente às mensalidades dos associados dos Sindicatos, que continuarão sendo descontadas em folha de pagamento. 
A direção do Sinepe comunicou também que orientará as instituições de educação básica a antecipar a reposição da inflação do período (INPC) de 3,89% nos salários de março.
A próxima reunião está agendada para a próxima terça-feira, dia 26.